Empadão. Uma refeição que adoro, desde sempre! Mas nesta fase, de luta contra a balança a batata é proibida.
Como um dos meus objetivos é tentar, de certa forma recriar as receitas tradicionais, tornando-as menos pesadas e calóricas, tinha que arranjar uma alternativa ao puré de batata.
Lembrei-me então da couve-flor, que embora não se dê grande coisa por ela, é bastante versátil e efetivamente pouco calórica.
É muito rica em vitaminas (A, B, K) e sais minerais (cálcio, ferro, magnésio e sódio), e é a mais digestiva de todas as couves.
É muito rica em vitaminas (A, B, K) e sais minerais (cálcio, ferro, magnésio e sódio), e é a mais digestiva de todas as couves.
Tem portanto uma série de benefícios para a saúde, ajudando a prevenir doenças cancerígenas e a controlar problemas de estômago, diabetes e prisão de ventre.
Em várias pesquisas, encontrei de facto imensas receitas em que nunca me passaria pela cabeça usar a couve-flor.
Por tudo isto, daqui em diante vai passar a estar mais presente na minha cozinha, e convosco partilharei o resultado das minhas experiências.
Por agora, deixo-vos esta sugestão de empadão, em que juntei também o chuchu, que por ter um paladar neutro ajudou a suavizar o sabor da couve-flor, assim como também contribuiu para um puré mais sedoso.
É certo que o resultado final não é igual ao do puré de batata, pois este seria mais denso... Mas é igualmente muito saboroso.
Substituí também a carne de vaca por carne de peru, o que reduz ainda mais caloricamente a receita.
Espero que gostem!
Ingredientes (Serve 2/3)
Puré:
- 1 couve-flor
- 1 chuchu
- Leite q.b.
- Manteiga q.b
- Sal e Noz moscada a gosto
Carne:
- 300 g Carne de perú picada
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 2 tomates maduros (ou 1/2 lata de tomate)
- 1 tira de pimento verde
- 1 tira de pimento vermelho
- 1 dl vinho branco
- 1 folha de louro
- 3 c.s. azeite
- sal e pimenta a gosto
Queijo ralado ou em pó, q.b
Método:
Para o puré:
1. Lavar e separar a couve-flor em raminhos. Lavar, descascar e tirar o caroço ao chuchu. Cortar em pedaços.
2. Cozer ao vapor. Usei a bimby. Com cerca de 1 litro de água no copo, a couve-flor e o chuchu na varoma, temperados com um pouco de sal. cerca de 30 min. Temp. varoma. Deixar cozer bem.
3. Triturar o puré. Usei a bimby. Descartar a água. Deitar no copo os legumes, e triturar, na vel 4/5. Juntar um pouco de leite, muito pouco, pois a textura já é muito macia, e temperar a gosto com manteiga, sal e noz moscada. Cozinhar mais uns minutos (temp. 100º, vel 2). Reservar.
Para a carne:
1. Picar a cebola, os alhos. Refugar um pouco no azeite, juntamente com o louro, e os pimentos picados. (Na bimby: temp. varoma, vel. 3, 3 min.)
2. Juntar a carne picada e deixar cozinhar um pouco (na bimby, na mesma temperatura, vel. 2)
3. Juntar o vinho branco, e temperar a gosto, cozinhar mais um pouco.
4. Juntar o tomate limpo de peles e pevides e bem picadinho, deixar cozinhar, cerca de 10 a 15 min. (bimby: 100º, vel 2/3). Retificar os temperos.
Montagem:
Num pirex de forno, colocar a carne, cobrir com o puré. Polvilhar com um pouco de queijo ralado ou queijo em pó. Enfeitar com azeitonas.
Num pirex de forno, colocar a carne, cobrir com o puré. Polvilhar com um pouco de queijo ralado ou queijo em pó. Enfeitar com azeitonas.
6. Levar ao forno pré-aquecido a 180º, até dourar.
7. Tirar, e deixar arrefecer um pouco antes de servir.
Servir acompanhado, por exemplo de uma boa salada verde.
Bom apetite e bons "Postiscos"!
Se gostou, e quer guardar ou imprimir, clique no botão "Print" no final do post.
Obrigada!
Sem comentários:
Enviar um comentário
Deixe por favor a sua opinião! Obrigada pela visita! Volte sempre.