A gestão do dia-a-dia, mesmo para quem vive em vilas ou cidades mais pequenas, revela-se cada vez mais, um desafio quase cronometrado.
Acordamos de manhã já a pensar e organizar as tarefas do dia, para não dizer do dia seguinte ou mesmo da semana.
Aqui por casa, após o dia de trabalho normal, além das tarefas domésticas, que não se fazem sozinhas (devia haver uma mágica qualquer... o tratar da roupa por exemplo é um suplicio....detesto!!! Passar a ferro então...) há que levar a princesa às atividades (um dia natação, outro patinagem, depois a música...), pelo meio fazer recados, compras, etc!
Depois é chegar a casa e pensar no jantar!!! Ai o jantar!!!! O eterno dilema das mães (e de alguns pais, que já vai havendo por aí muita casa em que os homens assumem estas funções)...
Eu adoro cozinhar, mas ter todos os dias que decidir o cardápio é que me atormenta... por isso, muitas vezes tento fazer pratos que sirvam para duas refeições...e assim, pelo menos no dia seguinte, não preciso pensar no assunto!!!
Esta receita é exemplo disso, fácil, rápida, e resulta numa dose bastante generosa, para uma família numerosa, ou para 2 refeições de 3 gatos pingados, que é o caso cá de casa!
Não sou muito fã de alimentos pré-preparados, mas por todos os motivos atrás descritos, às vezes tornam-se perfeitos!!!! :)
Ora vamos lá:
Ingredientes (Serve 6):
- 1 Frasco de lombos de atum em azeite (gosto muito deste tipo de atum do Lidl)
- 1 Lata de Cogumelos
- 1 Cenoura grande
- 1 ou 2 Tomates maduros (ou mini-tomates)
- 1 Tira de pimento verde
- 1 Tira de pimento vermelho
- 1 Raminho de Salsa
- 1 Cebola
- 3 Dentes de Alho
- 1 Folha de Louro
- Sal q.b.
- Vinho branco q.b.
- Mistura de pimentas moídas na hora
- Noz-moscada q.b.
- 1 Embalagem de Puré de Batata (em flocos ou congelado)
- Água, leite e manteiga (conforme instruções do puré)
- 1 Gema de ovo
Método:
- Picar a cebola e os alhos, e levar ao lume numa caçarola (usei um wok), com um pouco de azeite (usei o do atum) e a folha de louro, até transparecer.
- Junta-se a salsa picada, o tomate limpo de pele e sementes e picadinho (ou os mini-tomates, só cortados em quartos) a cenoura ralada, os pimentos aos cubinhos. Envolve-se e deixa-se saltear. Junta-se os cogumelos cortados ao meio, refresca-se com o vinho branco, e deixa-se cozinhar 5 a 10 minutos.
- Junta-se o atum, retificam-se os temperos com sal e pimenta, envolve-se com cuidado para o atum não desfazer muito, ferve uns minutos, e tira-se do lume.
- Entretanto prepara-se o puré de acordo com a embalagem, reduzindo um pouco a quantidade de líquido, para ficar mais consistente. Junta-se noz-moscada, e a pimenta moída na hora.
- Num pirex de forno, coloca-se metade do puré, distribui-se o atum e por cima o restante puré.
- Com um garfo espalha-se a gema de ovo uniformemente.
- Vai ao forno a 180°C até dourar.
Serve-se com uma boa salada.
Cá em casa foi uma salada de alface com couve roxa, cenoura ralada e tomate cherry, temperada com sal, azeite e vinagre balsâmico. Muito fresca e crocante!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário
Deixe por favor a sua opinião! Obrigada pela visita! Volte sempre.