Sabores de Outono {Workshop no Alegro de Setúbal}









Sábado, foi mais um dia "Fora da Minha Cozinha". Como já vos tinha contado AQUI, fui convidada pelo Alegro de Setúbal, para dinamizar, em pleno centro comercial, um workshop de culinária. O tema sugerido foi "Sabores de Outono". Para responder ao desafio pensei em receitas com produtos da estação. E as castanhas, que adoro, saltaram logo para a berlinda. Lembrei-me que o blog tem 2 parceiros, cujo produto principal é exatamente a rainha "Castanha". A Sweet Castanea e a Amálgama. Neste outro POST, em que criei uma sobremesa com os seus produtos, o Tiramissú e Palitos de la Reine de castanha já vos falei destas duas marcas, bem portuguesas, inovadoras, e que são mais uma prova de que em Portugal, há coisas muito boas. Desafiei-os, e aceitaram de imediato. As seus produtos juntei ainda as maravilhosas ervas aromáticas dos Aromas d'Oureana, outro caso de quem faz o que gosta, e o resultado fica visível no produto final. Após algumas experiências, não foi difícil chegar aos pratos que queria apresentar.
Pensei em 3 receitas. Uma entrada, um prato principal e uma sobremesa. Tinha tudo que ser algo rápido e de fácil execução, pois numa bancada de cozinha no meio de um centro comercial, há determinadas coisas que não são de fácil execução.
Pouco experiente nestas andanças (ainda), pois tenho o problema de quando começo a cozinhar, desligo do mundo, e se no início há aquele nervoso miudinho, passados uns minutos, quase esqueço que tenho 30/40 pessoas a olhar pra mim, e esqueço de falar...com o tempo (hajam mais oportunidades destas) a coisa vai lá. Ainda assim, o feedback foi muito positivo, quem provou, aprovou, e isso já é meio caminho andado para o sucesso, certo?  
Faço-vos uma breve apresentação de cada receita, que irei depois publicar...
Entrada - Rolo de Alheira com Castanhas e Nozes. Fui buscar uma receita que já tenho publicada, mas substitui as tâmaras pelas castanhas.
Prato - Pensei num prato de conforto, que faz uma vistaça na hora de servir, mas que não é assim tão difícil de preparar. Uns peitos de frango recheados com bacon, castanhas, cogumelos, espinafres e queijo. Acompanhados com uma salada um pouco diferente e as compotas de castanha, para quem gosta do contraste doce/salgado.
Sobremesa, pensei num Crumble, aparentemente normalíssimo, com a base de maçã, mas com a particularidade de lhe juntar castanha de 3 formas, em compota, em calda e em farinha, ficando assim um doce sem glúten, com muito pouco açúcar adicionado, e bem saboroso.
Não posso terminar sem antes agradecer à organização (Marta e Fátima) pelo convite e confiança, à Rita, que foi uma assistente que eu conheci na hora, mas impecável, prestável e muito simpática, e claro, à família e amigos que fazem questão de me acompanhar nestas maluquices... 

E agora, vá, como isto é uma chatice ler isto tudo, e não ter nada para petiscar, deixo a primeira receita. Uma entrada surpreendente, que nem dá para acreditar o quão fácil  é de preparar.

| Rolo de Alheira com Castanhas e Nozes| 


Ingredientes (Faz 2 rolos) 
- 1 placa de massa quebrada
- 2 alheiras de Mirandela 
- 50 a 60 g miolo de  noz
-1 frasco de castanha em calda Sweet Castanea
- 1 c. chá Segurelha, usei seca da Aromas d'Oureana
- 1 c. chá Tomilho-Limão, usei seco da Aromas d'Oureana
- 1 gema de ovo para pincelar (ou um pouco de leite)
- Queijo parmesão ralado, para polvilhar.

Método tradicional:
Pré-aquecer o forno  180º.
1. Picar ou miolo de noz e as castanhas escorridas, grosseiramente. reservar numa taça.
2. Tirar a pele às alheiras e juntar. Deitar as ervas aromáticas. Envolver tudo, até ficar uma massa bem misturada.
3. Estender a placa de massa e dividir ao meio, ficando com 2 partes.
4. Dividir a massa de alheira em 2 partes mais ou menos iguais, distribuir, ao meio e no sentido longitudinal da massa. enrolar, e com as mãos ir unindo a massa, de forma a ficar um rolo bem fechado. no topo fazem-se uns furinhos com o bico da faca ou um garfo. 
5. Pincela-se com gema de ovo (ou leite) e polvilha-se com um pouco das ervas usadas e o queijo ralado.
6. Forra-se um tabuleiro de forno com papel vegetal (pode usar-se o que vem na massa), colocam-se os rolos e vai ao forno até a massa estar cozida. Cerca de 30 minutos.

Método com Bimby:
Pré-aquecer o forno  180º.
1. Deitar no copo a noz e Picar. 5 seg. Vel 5/6
2. Juntar as castanhas escorridas, e picar mias uns segundos na mesma velocidade.
3. Tirar a pele às alheiras e juntar. Deitar as ervas aromáticas. Envolver tudo, até ficar uma massa bem misturada. 30 seg a 1 min. Vel 3.
4. Estender a placa de massa e dividir ao meio, ficando com 2 partes.
5. Dividir a massa de alheira em 2 partes mais ou menos iguais, distribuir, ao meio e no sentido longitudinal da massa. enrolar, e com as mãos ir unindo a massa, de forma a ficar um rolo bem fechado. no topo fazem-se uns furinhos com o bico da faca ou um garfo. 
6. Pincela-se com gema de ovo (ou leite) e polvilha-se com um pouco das ervas usadas e o queijo ralado.
7. Forra-se um tabuleiro de forno com papel vegetal (pode usar-se o que vem na massa), colocam-se os rolos e vai ao forno até a massa estar cozida. Cerca de 30 minutos.

Retira-se do forno, arrefece um pouco, para não partir a cortar. Corta-se em fatias... Serve-se, por exemplo numa das maravilhosas tábuas da Gradirripas.

Em alternativa às castanhas, pode usar-se outro fruto seco, como as tâmaras, ameixas, damascos, etc.

Se gostou, e quer guardar ou imprimir, clique no botão "Print" no final do post.

Obrigada


Produtos de parceiros, nesta receita:
Castanha em Calda

Ervas aromáticas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe por favor a sua opinião! Obrigada pela visita! Volte sempre.