Kanelbulle ou Kanelbullar {da Suécia}















Esta semana a princesa da casa tinha um trabalho de pesquisa para fazer e apresentar na escola. O tema era "Países da União Europeia" e a ela saiu na rifa a Suécia.
Pesquisámos um bocadinho acerca da sua história, clima, cultura, curiosidades e afins e claro gastronomia. Montámos a apresentação em powerpoint, que ela já é uma crescida :) , e lá foi toda contente com a sua pen e tudo sabído acerca da Suécia.
E eu fiquei a pensar que podia fazer mais. Sou da opinião que se acrescentarmos algo mais pratico, ludico, sei lá... palpável aos trabalhos, o entusiamo e atenção para com o assunto passa a ser outro. E que mais podiamos fazer, que não passasse pela comida??? 
Sendo aquilo que adoro fazer, é logo pra esta área que me direcciono, até porque acredito que a gastronomia é sempre o melhor cartão de visita de qualquer país... As paisagens, a cultura e as vivências são fundamentais, mas a comida... a comida acaba por transmitir através dos paladares exatamente a junção de tudo o resto.
Assim que lhe falei na minha ideia, os olhos brilharam. Sei que adora quando nos envolvemos nas suas atividades e as tornamos nossas, assim como trabalharmos o fator supresa (a parte mais difícil) 
O acordo era que não podia contar que iamos fazer estes bolinhos, para os distribuir no final da sua apresentação... foi uma excitação... sair de manhã para escola, com uma caixinha de bolos... cheia de planos para os conseguir esconder e um mega sorriso de felicidade no rosto. Só isto, vale tudo. Tudinho! 
Vale o esforço que foi, chegar a casa às 20h30 da noite, fazer jantar e a seguir quando apetecia ir descansar... pôr mãos à obra. A bimby amassou... nós as duas estendemos, recheámos, fizemos os rolinhos... Depois como tinham que descansar e crescer... enquanto tudo já dormia, coube-me a tarefa de os pincelar e e levar ao forno... e no final ir dormir um bocadote menos, mas com a certeza de dever cumprido. 
Espero que tenha sido um momento divertido... mas que tenham ficado com muita vontade de conhecer a Suécia. Eu cá fiquei! :)

Agora perguntam vocês o que são estes bolinhos?!?
Então, do que pesquisámos são muito tipicos na Suécia, ao ponto de terem até um dia anual para os comemorar, 4 de Outubro. Aliás os Suecos dão tal importância à sua gastronomia, que as suas comidas típicas têm datas festivas associadas. 
Estes Kanelbulle ou Kanelbullar são basicamente uns bolinhos em forma de espiral, numa massa tipo brioche recheada com uma pasta de canela, manteiga e açucar.
Segundo dizem não podem faltar na FIK (que é o mesmos que dizer Hora do Chá em Sueco)
A receita que segui, vi neste blogue Papinha Doce, com as minhas adaptações... Se é a original? Não sei.Que é muito boa. É. Portanto vai tornar-se tradicional também na nossa casa, pois foram mais que aprovadíssimos.

Se ficaram entusiamados e quiserem experimentar, deixo-vos a receita que acompanhou os bolinhos à escola!

Para Fazer Vais Precisar de:

Para a Massa
300ml de leite
1 ovo
120 g de manteiga
100 g de açúcar
25 g fermento padeiro fresco, ou uma saqueta do seco.
750 g farinha de trigo
1 c. café de sal
1 c. chá de cardamomo (opcional - não usei)
Para o Recheio
150 g manteiga
100 g de açúcar + para polvilhar
1 ou 2 c. sopa de canela
Gema de ovo com um pouco de leite para pincelar

(Rende entre 30 a 40 bolinhos)

e Fazes Assim:
Tradicional:
1. Juntas o leite com o fermento, numa taça e mexes.
2. A seguir juntas o ovo, a manteiga, o açúcar e o sal. Bates bem.
3. Deitas a farinha, envolve-se com uma colher de pau, e a seguir amassas.
4. Colocar a descansar, tapada com um pano e deixar levedar até dobrar de volume. (30 min a 1h) 
5. Entretanto preparas o recheio:
6. Numa taça juntas a manteiga à temperatura ambiente, o açúcar e a canela, e bates bem até ficar uma pasta cremosa.
7. Depois da massa pronta esticas com o rolo da massa até ter uma espessura de mais ou menos 3 mm e comprimento de 30 cm. Por cima espalhas o recheio.
8. Enrolas como se fosse uma torta e com uma faca afiada cortas fatias com cerca de 1,5 cm. 
9. Colocas as fatias deitadas, em forminhas de papel, ou numa folha de papel vegetal. Deixas descansar. Só mais um bocadinho de paciência, que a massa precisa de tempo para voltar a crescer e ficar bem fofinha. Uns 30 a 60 minutos.
10. Depois, pincelas os bolinhos com muito cuidado, com gema de ovo e o leite, polvilhas com açúcar e levas ao forno pré-aquecido a 200º cerca de 10 minutos, ou até verificares que está bem cozido. (com a ajuda de um adulto!)

Regar com glacé, ou polvilhar de novo, ainda quente com granulado de açúcar ou açúcar em pó.

Com Bimby:
1. Deitar no copo o leite com o fermento, mexer. Programar 1 min | 37º | vel 3
2. Juntar o ovo, a manteiga, o açúcar e o sal. Programar 30 seg | vel 5
3. Deitar a farinha e amassar. Programar 5 min. | Vel. Espiga
4. Deixar levedar até dobrar de volume. Tapado com um pano (30 min a 1h) 
5. Entretanto preparar o recheio:
6. Deitar no copo a manteiga à temperatura ambiente, o açúcar e a canela, e bater até ficar uma pasta cremosa. 30 seg | vel 3
7. A partir daqui, proceder conforme descrição acima!

Bom apetite e bons "Postiscos"! 
Se gostou, e quer guardar ou imprimir, clique no botão "Print" no final do post. Obrigada!











1 comentário:

Deixe por favor a sua opinião! Obrigada pela visita! Volte sempre.