Sopa de Cação

 
Como indica o nome do blogue, o pão é uma das minhas perdições...vai bem com tudo, então se falarmos de pão alentejano, não há outro que lhe ganhe!
Sobre os alentejanos recai a fama de preguiçosos e "lentos", nada mais injusto! Na verdade são sim, bastante criativos... Na cozinha sempre se fez tanto com tão pouco. Como diz o ditado "A necessidade aguça o engenho" e nada é mais apropriado a estas gentes.
Com o pão na base da sopas e açordas, a ementa diária ia surgindo com os ingredientes que a terra dava... e assim se alimentava uma família...
No Alentejo interior, o peixe fresco era coisa rara, e o Cação, por ser um peixe mais resistente, era dos poucos que aparecia, e por incrível que pareça era até bastante barato!
A sopa de Cação, que na verdade é mais que uma sopa, fazendo uma refeição completa, é mais uma das fantásticas criações alentejanas... tanto sabor, com uma mistura tão simples de ingredientes.
Em Évora, minha cidade natal e do coração, este prato é muito confeccionado, e desde sempre que faz parte da nossa ementa familiar.
A minha Mãe e a Avó Mira são exímias na sua execução, e eu com o tempo vou-me aprimorando...que não sendo difícil, é preciso, como se costuma dizer, ter mão para o tempero.
Arrisquem, experimentem, que vale a pena!

Ingredientes (Serve 4):
- 1 kg de Cação em postas (se for fresco faz toda a diferença)
-1 bom molho de coentros frescos
- 4/5 dentes de alho
- 1 folha de louro
-  Azeite
- 2 c.sopa de farinha de trigo
- 1 c.sopa Vinagre
- Sal q.b
- 1 Pão alentejano pequeno (com pelo menos 2 dias)

Método:
  1. Tempera-se o peixe com sal, e repousa pelo menos 30 min.
  2. Deita-se o azeite numa panela, de forma a tapar o fundo.
  3. Pica-se os dentes de alho, juntam-se ao azeite, e vai ao lume.
  4. Entretanto lava-se e pica-se grosseiramente os coentros e junta-se ao azeite, quando este começar a ferver, e deixa-se refugar um pouco, sem deixar queimar.
  5. Junta-se o Cação, e deixa-se também refugar, virando as postas dos dois lados.
  6. Junta-se uma folha de louro e água a ferver de forma a tapar generosamente o peixe (cerca de 1l), deixa-se cozinhar (deve demorar cerca de 10 minutos. Depende da qualidade do peixe).
  7. Retira-se o Cação, e reserva-se.
  8. Numa taça, mistura-se e dissolve-se a farinha com um pouco de água e o vinagre, e junta-se à panela, mexendo sempre, até voltar a ferver e o caldo engrossar (deve ficar liquido mas aveludado, por isso pode ser necessário ajustar a quantidade de farinha e/ou água).
  9. Retifica-se o tempero, podendo necessitar de mais um pouco de sal ou vinagre (se o caldo tiver falta de sabor, nem sempre o Cação é saboroso, pode juntar-se meio caldo de peixe).
  10. Serve-se bem quente sobre o pão fatiado fininho e acompanha com o peixe.
Bom apetite!
Se gostou, e quer guardar ou imprimir, clique no botão "Print" no final do post.
Obrigada!
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe por favor a sua opinião! Obrigada pela visita! Volte sempre.