Shrimp & Cheese { O desafio final de "As Presidentes"}

Depois de 5 semanas à volta dos queijos, eis que chega a grande final. Num ambiente descontraído (tanto quanto possível, para quem vai ser posto à prova), entre a organização, júri, câmaras, tivemos o conforto de família e amigos, em modo (quase) claque de apoio. A Président, pretendia uma festa, com convívio e partilha de emoções. E conseguiu. Foi um dia muito bem passado, com muita diversão à mistura, especialmente para a criançada, que tiveram até direito ao seu chapéu e avental e um chef exclusivo, que as ajudou a por a mão na massa. Estavam radiantes!
Quanto à parte séria, naquele dia discutia-se apenas um dos prémios. Porque o outro, dependeu apenas da votação do público ao longo das 5 semanas, para o qual já se sabia o resultado. A mim coube-me o 2.º lugar, não tendo ganho a tão ambicionada viagem a Paris, com o workshop de culinária. Naquele dia, "lutava-se" pela melhor receita para integrar o menu do seu restaurante "EL Bulo Social Club". Das 5, a que o chef Chakall mais gostasse, sairia vencedora. Este era o outro prémio.
Não foi de improviso, soubemos antecipadamente que teríamos que propor uma entrada ou uma sobremesa. Tínhamos que usar queijo "Président" (claro) e ter em conta o conceito do restaurante. Descontraído, simples e rápido.
Voltas e mais voltas, experiências e mais experiências... nada parecia resultar. Já em (quase) desespero... há última da hora (como quase todas as outras receitas que apresentei) fez-se luz, e lembrei-me dos famosíssimos camarões do Tio Quim. Pedida a devida autorização de direitos de autor :), idealizei esta iguaria, com algumas alterações, mas que (não lhe contem, ok?) ficou absolutamente DIVINAL!!! Senti que precisava de uma receita, tal como todas as minhas apresentações, que fosse a minha cara, que tivesse um toque de Alentejo... Entrou o pão, o azeite, os alhos e os coentros. Convenci-me. Fosse qual fosse o resultado, estava satisfeita com a minha proposta.
Mas, os cozinhados não acabaram por aqui. Alias, o começo do dia, foi mesmo com outro desafio. Sabíamos (e aí é que foi estudar) que iríamos reproduzir uma receita do chef Chakall, através apenas de uma foto. À chegada, recebemos um sms, com a foto. Confesso que fiquei radiante, era uma das que mais me tinha saltado à vista. Sabia-a de cor. Mil folhas de alheira, beringela e brie. Maravilha. Mãos à obra, e o resultado foi este! Ficou ou não parecido?? De sabor não sei se estava igual, pois nunca provei o original, mas que estava bom, estava. Certamente a repetir em casa.
Desafio 1 do dia: Check!!!


E eis que chega, a prova de verdade, a nossa receita... A bancada está pronta, os ingredientes alhinhados. Uma hora de tempo máximo, e bora lá!
A frigideira começa a fervilhar com o azeite, os alhos e a mostarda. O aroma começa a soltar-se a a curiosidade de quem está à volta aguça. Simples, muito simples. Entram os camarões, salteiam e segue-se um momento de loucura (sim porque para quem não é muito experiente nestas coisas com fogo, podia ter corrido mal...): o flamejar. Depois é só juntar o queijo e os coentros. Torrar ou fritar o pão, estrelar os mini-ovos (tão lindos :) ) e ... empratar. Já está!
O resultado? Diz quem provou, estar Maravilhoso. (Houve até quem me viesse dizer, meio em segredo, que na sua opinião seria a vencedora... (e não eram da minha claque! :) ) O Júri, ao que parece também gostou, e o Chef Chakall, ficou indeciso, tendo acabado por optar por outra receita, de uma grande cozinheira, a Marta Sousa. O prémio ficou muito bem entregue.
E pronto, chegou ao fim esta aventura. Foi muito bom, por tudo. Mesmo sem ganhar os prémio "grandes", sei que venci. Venci-me a mim, testei-me, aprendi muita coisa nova na cozinha e não só. Estas coisas dão-nos mais força, mais vontade de continuar, ajudam-nos em enfrentar medos, a ser mias desinibidas e só por isso não mudava nem uma virgula do que foi a minha prestação neste concurso. Estou feliz!
E agora, o corpo pede uma pausa nestas andanças (e nos queijos)... só não sei é se a cabeça vai deixar... já anda por aqui a magicar qualquer coisa!!!
Só me falta uma coisa. Agradecer! Obrigada. Muito Obrigada, a quem está desse lado, não fazem ideia do quanto são importantes nesta caminhada.
Grata! ❤
E agora a tão esperada receita!


"Shrimp & Cheese" Bruschetta de Camarão com Emmental e Ovo de Codorniz

Ingredientes (Serve 2)
8 camarões 20/30
3 dentes de alho
1 malagueta seca
1 c.chá mostarda
Whisky q.b.
Flor de sal q.b.
3 a 4 c.s. Azeite 
Coentros frescos
2 fatias de pão
4 ovos de codorniz 
Pimenta preta moída na hora
1 c.s manteiga

Preparação
1. Descascar o camarão, reservando 3 com cabeça. Reservar.
2. Descascar e ralar no ralador fino os dentes de alho (ou esmagar com esmagador)
3. Numa frigideira colocar o azeite, o alho, a mostarda e a malagueta, levar ao lume alto até fervilhar, sem queimar o alho.
4. Juntar o camarão, temperar com flor de sal e deixar cozinhar em lume alto.
5. Quando estiver cozinhado regar com whisky e flamejar.
6. Fora do lume, envolver os coentros picados e o queijo Emmental aos cubos pequenos ou ralado.
7. Torrar o pão, ou passar na frigideira com um fio de azeite.
8. Noutra frigideira aquecer a manteiga e estrelar os ovos de codorniz, deixando a gema mal passada, salpicando com pimenta preta.

Servir as fatias de pão com os camarões e o queijo, o molho, os ovos e mais algumas folhas de coentros.
Para empratar, uns tomatinhos cereja, folhas verdes e limão.

Bom apetite e bons "Postiscos"!

Se gostou, e quer guardar ou imprimir, clique no botão "Print" no final do post.
Obrigada!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe por favor a sua opinião! Obrigada pela visita! Volte sempre.