Bem vindo Verão e Uma Salada Russa!



Primeiro dia de verão. E que dia quente neste Alentejo... Por estas alturas só apetece petiscos, sopas frias, saladas coloridas... chegou a altura de dar descanso às comidas de fogão demoradas. Coisinhas rápidas, que dê para preparar antecipadamente, levar para o trabalho, para o pic-nic ou até para a praia. Salada russa é daquelas receitas de sempre... nunca percebi muito bem o nome, mas deve ser por ser uma mistura de tudo o que tiver à mão. E é tão boa... Quanto mais variedade de legumes melhor. Assim como a variedade de peixes também pode ser bem variada... Esta saiu, mesmo com o que havia no congelador e precisava ser gasto... normalíssima, simples, fácil e rápida. 
Mas tenho vindo a perceber que há quem não consiga cozer os legumes sem que se desfaçam, especialmente as batatas... por isso além da receita, deixo os meus "truques". São muito simples, mas infalíveis :)
Depois é acompanhar com uma maionese caseira. Faz toda a diferença. Confesso que não faço com frequência, os ovos crus e uma quantidade tão grande de gordura, não tornam a coisa nada saudável... Mas e a maionese embalada por acaso é saudável? Nem pensar! Assim, compensa-se o mal com o bem que sabe, e uma vez não são vezes...

Posto isto cá vai a receitinha ... e os truques no final ;)

Ingredientes (Serve 4)
Salada
3/4 batatas médias
2 cenouras
1 embalagem de ervilhas
(Pode ser também feijão verde, milho, brócolos, etc)
3 ovos
3 medalhões de pescada
1 embalagem de miolo de camarão
6 palitos de delicias do mar
(Pode ser atum, bacalhau, outro peixe, etc)
Azeitonas 
Tomate maduro

Maionese
1 ovo
1 c.chá mostarda
Sumo 1/2 limão
sal fino
1 pitada de alho em pó
Óleo ou Azeite (se for daquele mais suave)
Pimenta preta (opcional)

Método
1. Descascar e cortar as batatas e as cenouras em quartos longitudinais, de forma a que fiquem todos mais ou menos de mesmo tamanho.
2. Colocar em água, temperada com sal e levar ao lume para cozer.
3. Passar as evilhas por água para descongelarem. Juntar ás batatas assim que começarem a ferver, assim como os ovos. Deixar cozinhar.
4. Entretanto, descongelar os camarões e o peixe. Quando os legumes estiverem quase, faltando cerca de 5 minutos, juntar.
5. Assim que tudo estiver cozido, retirar para uma travessa larga de forma a não ficarem muito em cima uns dos outros. Deixar arrefecer por completo.
6. Cortar tudo em cubinhos. Descascar os ovos e cortar em gomos.
7. Deitar os legumes num pirex, e temperar com um pouco de azeite e vinagre, envolvendo com cuidado.
8. Colocar por cima, o peixe os camarões e as delicias aos cubinhos. Dispor os ovos aos gomos e o tomate também em gomos.
Reservar.

Maionese:
1.Num copo misturador deitar o ovo (que tem que estar à temp. ambiente) e todos os outros ingredientes, à excepção do óleo/azeite).
2. Colocar a varinha mágica a trabalhar e ir juntanto o óleo/azeite de fio, emulsionando, até que ganhe a consistência desejada. 
3. Retificam-se os temperos, e reserva-se no frio.

Serve-se a salada russa com a maionese.

Truques e Dicas:
1 - Como cozer os legumes sem que se desfaçam?
Em 1.º lugar, as batatas devem iniciar a cozedura com água fria. Nunca água a ferver, porque faz com que a batata coza demasiado por fora e se desfaça. Depois, nunca cortar os legumes ainda quentes, e o mesmo se aplica aos ovos.
2 - Como intensificar o sabor do tempero, não precisando abusar na maionese?
O facto de temperar um pouco os legumes antes, faz com que absorvam o tempero e fiquem muito mais saborosos. Se temperarmos só na hora, vai ficar a notar-se o azeite e o vinagre com a maionese, ficando mais gorduroso.
3 - Maionese caseira, às vezes não funciona???
Basta que todos os ingredientes estejam à mesma temperatura. Resulta de certeza. O alho em pó e a mostarda, dão-lhe um toque muito agradável. A quantidade de óleo não é certa, depende de quando a mainese ganha ponto, mas regra geral, para um ovo, deverá ser qualquer coisa em torno de 200 ml.

E pronto, um verão cheio de cor, petiscos, sol e praia (nas férias!!!) por cá, vou continuar a mostrar-vos os resultados da minha cozinha.

Bom apetite e bons "postiscos"! 








Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe por favor a sua opinião! Obrigada pela visita! Volte sempre.