O Desafio 4 - Carne & Brie {Concurso "As Presidentes"}



3 Desafios superados no concurso "As Presidentes". Entrada, Vegetariano e Peixe/Marisco. Em todos eles o desafio era apenas 1, conjugar com determinado tipo de queijo. Não foi tarefa fácil, porque em 2 dias tivemos que criar as receitas para enviar para a organização a lista dos ingredientes necessários para o dia de Prova.
Fiquei em nervos. Tudo o que experimentava corria mal (A sério!!!), acabei por enviar receitas que não testei convenientemente, mesmo! Ponderei até desistir. Não estava segura, e gosto de fazer as coisas com certeza, pelo menos de partir p'ra ela com segurança. Mas como desistir, é uma palavra que teimo em não usar, fui. Sem rede, mas fui. Cheguei e pensei que ia usar o meu sentido para a coisa, e fazer o melhor que conseguisse. Fiquei orgulhosa, e muito satisfeita dos resultados que obtive nestas 3 primeiras receitas, que nunca são demais relembrar. Ora se quiserem rever:
Gratinado de Bacalhau e Camarão com Queijo de Cabra e Crosta de Broa
Passada esta fase, tivemos que pensar nas duas ultimas receitas. Novos desafios. Carne com Brie e Sobremesa com Mousse de queijo. Aqui, as ideias foram certeiras. O dia de experiência na cozinha cá de casa não podia ter corrido melhor. Enviei a lista de ingredientes, com a convicção que era exactamente o que queria fazer.
Vamos então à carne, que a sobremesa vem noutro post!
Tinha que ter uma receita que remetesse para o meu Alentejo. E pensar em carne e Alentejo, a relação é direta com o Porco Preto. Mas e então como é que se mistura carne de porco com brie? E migas? Sim migas, uma alentejana tem que fazer migas, certo? Pensa, repensa e sai esta maravilha.
Os lombinhos enrolados no bacon, tenrinhos e suculentos combinados com a subtileza do brie. Perfeito. As migas de bróculos ao contrário das tradicionais, são leves trazem cor e frescura ao prato. Pretendi mostrar que as migas podem ser do que quisermos... espargos, tomate, hortelã, combinações sem fim. Depois para o toque final, o puré de maçã, que alinha nesta "moda" do doce com salgado, mas que efetivamente tem razão de ser. Corta a gordura e compõe um prato riquíssimo! Tão bom! Quem provou, adorou e eu fiquei tão feliz e orgulhosa de ter sido a autora desta relíquia!
Então e como se faz? Apesar de muita escrita, é tudo muito simples e fácil. Demora um bocadinho, é verdade. São 3 receitas numa só. Mas no final, vale tanto a pena! Acreditem!
Quanto ao concurso, continua até dia 26 (Domingo), e podem (e devem!) votar até lá. O prémio, já sabem é a tal viagem a Paris, com o tal workshop de culinária francesa, e depende apenas e só dos votos!!! Bora lá! Merci!❤ É aqui:

E agora a receitinha:

Medalhões de Porco Preto com Brie, Migas de brócolos e Puré de maçã

Ingredientes

8 Medalhões de lombinho de porco preto, com cerca de 1,5 cm de altura

2 c.s. Massa de pimentão 

3 dentes de alho

Sal grosso

Vinho branco q.b.
8 fatias de bacon
Azeite q.b.
Manteiga q.b
8 fatias de queijo Brie Président
Hastes de Tomilho fresco
Pimenta rosa em bagos

Puré de maçã
2 Maçãs vermelhas
2 Maçãs reinetas 
2 c.s. Manteiga q.b.
2 c.s. Açúcar mascavado
2 cravinhos
Canela em pó q.b.

Migas de brócolos
1 haste de brócolos pequena
1/2 pão tipo alentejano do dia anterior
1 molhinho de coentros frescos 
3 dentes de alho
Azeite q.b.

Método
Lombinhos
1. Temperar os medalhões com a massa pimentão, os dentes de alho esmagado e macerados com um pouco de sal, e cerca de meio copo de vinho branco. Repousar cerca de 30 min.
2. Tirar o courato ao bacon, dobrar ao meio, de forma a que fique da altura da carne, enrolar à volta de cada medalhão e prender bem com fio de cozinha.
3. Numa frigideira antiaderente, deitar um pouco de azeite, assim que estiver quente, selar os medalhões em lume alto, dos dois lados.
4. Colocá-los num pirex, e levar ao forno para acabar de cozinhar.
5. Na frigideira onde fritou a carne, juntar um pouco vinho branco e 1 c.s. de manteiga, para aproveitar os sucos da carne que ficaram na frigideira, e deixar ferver e reduzir. 
6. Quase no final juntar mais 1 c.s. de manteiga e uns bagos de pimenta rosa, deixar ferver. Reservar quente.
7. Mesmo antes de servir, colocar uma fatia de brie em cima de cada lombinho, uma haste de tomilho fresco e gratinar com um maçarico de cozinha, ou em alternativa, levar ao forno junto à grelha de cima para gratinar levemente.

Puré de Maçã
1. Descascar e descaroçar as maçãs e cortar em pedaços pequenos.
2. Numa frigideira anti-aderente colocar a manteiga. Assim que derreter polvilhar com açúcar mascavado e juntar a maçã e os cravinhos. 
3. Cozinhar em lume alto, juntando água aos pouquinhos até que a maçã fique bem cozida, mexendo de vez em quando.
4. Assim que estiver, esmaga-se bem com um garfo. Reservar.

O Puré, na bimby:
1. Descascar e descaroçar as maçãs e cortar em pedaços pequenos.
2.No copo colocar a manteiga e polvilhar com açúcar mascavado. 1 min. 100ºC, vel. 1
3.Juntar a maçã e os cravinhos. Cozinhar. 5-7 min. 100ºC. Vel.2., juntando água pelo bucal, aos pouquinhos até que a maçã fique bem cozida, mexendo de vez em quando.
4. Assim que estiver, retiram-se os cravinhos, e desfaz-se. 10 seg. vel.4 

Migas de brócolos
1. Cozer os brócolos em água fervente e abundante, temperada de sal. 
2. Tirar os brócolos da água e reservar.
3. Cortar o pão em cubinhos, descartando as côdeas. Colocar numa taça e deitar a água da cozedura dos brócolos sobre o pão, de forma que fique bem embebido. Tapar e aguardar uns minutos. 
4. Desfazer bem o pão, ficando uma papa.
5. Num tacho colocar um pouco de azeite, e os dentes de alho picadinhos.
6. Assim que ferver, juntar o pão e envolver.
7. Picar os brócolos grosseiramente e os coentros e juntar. 
8. Volta ao lume, mexendo sempre. Juntar mais um pouco de água se necessário. Devem ficar com uma consistência mole.

As migas, na Bimby:
1. Colocar 500 g de água na bimby, temp. varoma. Assim que ferver, adicionar sal, e juntar os brócolos no cesto. Cozer os brócolos. 5 min. vel. 4, temp. varoma (o tempo depende um pouco, verificar se estão cozidos, mas não demasiado)
2. Escorrer a água (reservando-a), e com uns toques de turbo, picar grosseiramente os brócolos. reservar os brócolos à parte.
3. Cortar o pão em cubinhos, descartando as côdeas. Colocar numa taça e deitar a água da cozedura dos brócolos sobre o pão, de forma que fique bem embebido. Tapar e aguardar uns minutos. 
5. No copo da bimby, colocar um pouco de azeite (cerca 30-40g) e os dentes de alho. Picar, uns segundos, vel.5. Marcar 2 min. vel.  1. temp. varoma, até refogar os alhos.
6. Juntar o pão e 1 min. vel 3 para desfazer o pão, mas sem ficar completamente em papa.
7. Juntar os brócolos e coentros picadinhos. Envolver e cozinhar, 3 min. vel.2 temp. 100ºC. Ir juntando mais um pouco da água pelo bucal, se achar que está muito seco. Deve ficar com uma consistência mole. tipo "açorda de marisco"

Servir os medalhões regados com o respetivo molho, acompanhados das migas de brócolos e o puré de maçã.

Se gostou, e quer guardar ou imprimir, clique no botão "Print" no final do post.
Obrigada!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe por favor a sua opinião! Obrigada pela visita! Volte sempre.