Arroz de Tamboril {e Camarão}

No Alentejo Litoral, onde vivo, o peixe fresco é uma constante. Temos a sorte de estarmos "à beira mar plantados" e com uma extensão de mar sem fim à vista. Maravilhoso nas praias que nos permitem banhos paradisíacos, e farto na variedade de peixe que nos oferece.
Só por curiosidade, sabiam que o concelho de Grândola têm a maior extensão de praia do país e a 3.ª maior do MUNDO em extensão de areal continuo? Verdadinha! Meus senhores, são precisamente 45km ... De Melides à Península Tróia é TUDO praia. Águas de revoltas a calmas, um azul transparente que nos remete, muitas vezes às caraíbas (ok, a água é fria, mas isso é um à parte...)
Por estas bandas, não há motivo para não comer peixe. Desde simplesmente grelhado, a caldeiradas, massas e arrozes, etc... são iguarias que não faltam nas nossas mesas e nos restaurantes da região.
Hoje trago exatamente um desses pratos. Um arroz cremoso, caldoso em que um dos peixes da nossa costa é Rei. Tamboril. O tamboril deve ser dos peixes mais feios que há, coitado, mas é tão bom. Tem uma textura firme, uma cor branquinha e um sabor inexplicável. 
Não é um peixe adequado para grelhar, mas é perfeito para este tipo de pratos.
Cá fica a minha versão. 
Espero que gostem, e se deliciem.

Arroz de Tamboril e Camarão

Ingredientes (Serve 4):
- 1 tamboril fresco (ou dois lombos congelados)
- 8 camarões 30/40
- 200g miolo de camarão grande (20/30) (uma embalagem pequena)  - opcional
- 1 cebola
- 3 dentes de alho
- 4 tomates maduros (ou 1 lata tomate pelado)
- 1 tira de pimento verde
- 1 tira de pimento vermelho
- 1 molhinho de coentros frescos
- 1 folha de louro
- arroz carolino (usei Bom Sucesso da Orivarzea)
- sal q.b
 -hortelã - opcional

Método:
1. Arranjar e limpar o peixe de peles, cortando-o aos pedaços. Cortar também os figados aos pedacinhos (caso tenha). Temperar o peixe com sal e reservar.
3. Arranjar os camarões, descascando o corpo, mas deixando a cabeça e cauda. Corta-se as "barbas". Reservar.
2. Picar a cebola e os dentes de alho, juntar num tacho largo (usei o meu Le Creuset maravilhoso :) ) com azeite, a folha de louro, os pimentos aos cubinhos e um pouco de coentros (quando tenho dos caseiros, gosto de usar os talos e as folhas mais fininhas quando os coentros começam a espigar). Levar ao lume a refugar.
3. Entretanto arranja-se o tomate, limpo de peles e sementes, e pica-se. Junta-se ao refugado. Se tiver a usar tamboril fresco, que traz os fígados, nesta altura junta-se também parte dos fígados aos bocadinhos.Cozinha cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando.
4. Assim que esteja cozinhado, fora do lume tira-se o louro, e com um varinha mágica tritura-se o cozinhado. (incluindo os pimentos e os fígados).
5. Volta ao lume, acrescenta-se água (cerca de 1 medida da que usar para o arroz), e assim que ferver, junta-se o peixe, e deixa-se cozinhar, cerca de 10 minutos, até o peixe estar.
6. Retira-se o peixe para uma travessa, reserva-se tapado de forma a manter-se quente.
7. Junta-se o arroz (cerca de uma chávena, depende da quantidade que cada pessoas coma), e deixa-se absorver os sabores, mexendo sempre.
8. Junta-se água a ferver, 2 a 3 chávenas e rectifica-se o sal. (no total deverá ter-se junto cerca de 4 chávenas de água. Não esquecer a já adicionada para o peixe cozer. Eu prefiro não por em excesso, e conforme o arroz vai cozendo, vai-se juntando mais um pouco de água, sempre a ferver)
9. Ao fim de 5 minutos, junta-se o camarão (inteiro, e miolo, descongelados), e deixa-se terminar de cozinhar, mexendo com cuidado, retificando se necessário a quantidade de água, de forma que o arroz depois de cozinhado fique ligeiramente caldoso, mas cremoso. No total, desde que se junta o arroz deve demorar cerca de 10 minutos. O arroz não deve cozer demasiado, ficando o bago ligeiramente rijo.
10. Tira-se o tacho do fogão, polvilha-se com coentros picados, uns raminhos de hortelã (opcional) e tapa-se, deixando repousar cerca de 5 minutos, para o arroz terminar de abrir.
Serve-se de seguida com o peixe reservado.

Bom apetite e bons "postiscos"!

Notas:
- O arroz usado deve ser carolino, pois é o arroz adequado a pratos caldosos. Tem um bago mais arredondado, com mais goma, que deixa os caldos cremosos, e quando abre, se tiver no ponto não espapassa.
- Os figados do tamboril, triturados, dão uma textura e sabor incríveis. No entanto pode perfeitamente fazer-se este prato sem eles, por exemplo de usar tamboril congelado.
- Quando uso tamboril congelado, gosto de comprar os lombos inteiros (Os do Lidl, em avulso são muito bons). O que é vendido embalado e já aos cubos, normalmente são as pontas e abas prensadas, às vezes fibroso e pouco saboroso.


Se gostou, e quer guardar ou imprimir, clique no botão "Print" no final do post.
Obrigada!




Arroz Carolino Bom Sucesso, da Orivarzea (parceira do blogue)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe por favor a sua opinião! Obrigada pela visita! Volte sempre.