Gratinado de Bacalhau e Camarão com Queijo de Cabra {"As Presidentes"}


O 3.º Desafio do Chef Chakall, do concurso "As Presidentes" pedia um prato de peixe e/ou marisco em que se usasse medalhões de queijo fresco de cabra da Président. 
Assim de repente pareceu simples, mas o queijo de cabra tem um sabor muito forte e uma textura que não conjuga com qualquer coisa. Pensei de imediato em bacalhau. Idealizei uma receita com puré de batata doce, espinafres, bacalhau e queijo. Passei à ação, mas não resultou. Fiquei indecisa, e com muitíssimo pouco tempo. Por um lado queria tentar inovar, criar algo diferente do que é habitual na minha cozinha, mas o tempo não o permitiu e também achei que devia ser fiel ao meu tipo de cozinha, mais virada para o tradicional, embora com um toquezinho da culinária mais moderna, que quer queiramos quer não, nos vai influenciando. Assim, pensei no tão já conhecido bacalhau com natas que, invariavelmente é diferentes de casa para casa. Resolvi juntar também camarão, e introduzir o queijo num creme final que o destacasse, acabando com uma broa e coentros que traz um crocante diferente ao prato.
Confesso aqui (que ninguém nos ouve! ;) ) que propus a receita desta forma sem a testar antes, a primeira vez que fiz esta combinação foi mesmo no dia D. Era o tudo ou nada e tive que arriscar. Não posso estar mais satisfeita e orgulhosa de mim, porque resultou na perfeição. 
Experimentem, que vão garantidamente surpreender!
Entretanto, não se esqueçam que até dia 26 ainda podem votar. É imprescindível, uma vez que a vitória do concurso depende exclusivamente dos vossos Votos! É só acederem AQUI!!! e se tiverem dúvidas está tudo explicadinho neste POST!!

Ingredientes (Serve 4)
3/4 batatas para fritar
Óleo para fritar
2 lombos de bacalhau
1 embalagem de miolo de camarão grande 
1 cebola grande + ½ 
3 dentes de alho + 1 + 1
Louro, 1 folha + 1
Salsa q.b.
Bechamel (água do bacalhau, manteiga, farinha trigo, sal, mistura pimenta moída na hora e noz moscada, limão)
1 embalagem de Natas Crème Fraiche Président
Coentros q.b
2 ou 3 fatias de broa de milho
Azeite q.b
Flor de sal q.b.
Grãos de pimenta rosa q.b.
1 limão

Preparação - Tradicional
1. Descascar e cortar em cubos as batatas para fritar. Reservar em água fria com sal.
2. Fazer um caldo aromatizado, fervendo água, cerca de meio litro, com um fio de azeite, um pouco de salsa, 1 dente de alho esmagado, 1 folha de louro, meia cebola e uns grãos de pimenta rosa. Assim que ferver, deitar numa taça sobre o bacalhau, envolver com pelicula e reservar.
3. Secar as batatas com um pano e fritar em óleo bem quente. Retirar para papel absorvente e reservar.
4. Cortar a cebola em rodelas finas, picar os dentes de alho e refogar em um pouco de azeite, louro e salsa picada, só até alourar.
5. Retirar o bacalhau do caldo, limpar de peles e espinhas, Lascar o bacalhau e juntar ao refogado, envolvendo também com as batatas fritas.
6. Numa parte da água, ferver os camarões.
7. Já fora do lume envolver os camarões no refogado.
8. Preparar o bechamel, num tachinho, com 1 c.s. bem cheia de manteiga. Quando derreter, juntar 2 c.s. farinha e mexer muito rapidamente, ir juntado o caldo do bacalhau e do camarão, mistura pimenta moída na hora, noz moscada, e retificar o sal. Quanto estiver cozido juntar um pouco de sumo de limão, e ½ pacote de natas. Se ficar com grumos, coar de seguida.
9. Envolver no refogado, e deitar num pirex de forno.
10. Às restantes natas, juntar o queijo de cabra picadinho, e um pouco de sumo de limão e pimenta. Misturar bem, e deitar por cima do bacalhau.
11. Picar coentros com 1 dente de alho. Juntar a broa esfarelada, e envolver com um fio de azeite.
12. Polvilhar o bacalhau com a broa. Levar ao forno a gratinar.
13. Servir com uma salada verde.

Preparação - Bimby
1. Descascar e cortar em cubos as batatas para fritar. Reservar em água fria com sal.
2. No copo limpo e bem seco, deitar a broa aos cubos, coentros e dente de alho. Dar uns toques no turbo, e depois uns segundos na vel. 8. Até estar esfarelada. Retirar, envolver com um fio de azeite e reservar.
3. No copo da bimby (sem lavar) fazer um caldo aromatizado, colocando cerca de 500g água, com um fio de azeite, um pouco de salsa, 1 dente de alho esmagado, 1 folha de louro, meia cebola e uns grãos de pimenta rosa. 5 min. vel. 1, temp. varoma (Ou até ferver)
Assim que ferver, deitar numa taça sobre o bacalhau, envolver com película e reservar.
4. Entretanto secar as batatas com um pano e fritar em óleo bem quente. Retirar para papel absorvente e reservar.
5. Sem lavar o copo, deitar a cebola, os dentes de alho e a salsa. picar, sem ficar muito desfeito. Uns segundos, vel. 4.
6. Juntar azeite, uma folha de louro e refogar. 3 min. vel. 2, temp. varoma
7. Entretanto, numa taça, colocar os camarões, tapar com parte da água do bacalhau e levar ao microondas, uns minutos para os ferver levemente.
8. Retirar o bacalhau do caldo, limpar de peles e espinhas, Lascar o bacalhau.
9. Juntar ao refogado o bacalhau e o camarão. Envolver, 1 min. vel col. inversa, 100ºC. Retirar e colocar no pirex, juntando e envolvendo também as batatas fritas.
10. Sem lavar a bimby, preparar o bechamel, juntando 500g da água da cozedura do bacalhau e camarão, 1 c.s. bem cheia de manteiga. 40g farinha, mistura pimenta moída na hora, noz moscada, e retificar o sal. 8 min. vel.4, 90ºC 
11. No final, juntar um pouco de sumo de limão, e ½ pacote de natas. Mexer bem.
12. Envolver ao bacalhau que já esta no pirex.
13. Às restantes natas, juntar o queijo de cabra picadinho, e um pouco de sumo de limão e pimenta. Misturar bem, e deitar por cima do bacalhau.
14. Polvilhar o bacalhau com a broa. Levar ao forno a gratinar.

 Servir com uma salada verde.

Bom apetite e Bons "Postiscos"!

Se gostou, e quer guardar ou imprimir, clique no botão "Print" no final do post.
Obrigada!

2 comentários:

  1. Boa noite, posso ter lido mal, mas não percebo onde entra a batata frita. Obrigada, Maria Miranda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marta,
      Tem razão. As batatas fritas envolvem-se com o bacalhau e o refogado, antes de juntar o bechamel.
      Já está corrigido.
      Obrigada pelo alerta.
      Beijinho

      Eliminar

Deixe por favor a sua opinião! Obrigada pela visita! Volte sempre.