Farófias {com Leite Creme}

Farófias é daquelas sobremesas de sempre, e sem dúvida das minhas favoritas. Lá em casa a minha mãe sempre foi a artista das farófias. Eu confesso, que não gosto das as fazer, nunca gostei. É daquelas receias chatas, que requerem a nossa atenção a tempo inteiro, e onde escassos segundos podem fazer diferença. Não permitem também grandes invenções, que na verdade é o que mais me fascina na cozinha.
Sempre que posso fujo delas... de as fazer, claro. Descobri recentemente uma amiga dos convivios à volta da mesa, a Carla, que é eximia nas farofias...não posso dizer que seja melhor que a mãe, porque isso não se diz das mães... vá, estão ao mesmo nível... elevado, muito elevado. :)
A parte do leite creme é o calcanhar de aquiles... tem ponto certo para tirar do lume. Um segundo a mais, e o creme aveludado transforma-se em ovos mexidos com leite... e eu sei muito bem do que falo.
Desde que tenho a bimby, o trabalho passou a ser facilitado, e sem hipótese de falha. Continuo a aborrecer-me de cozer as claras no leite, mas já é meio caminho andado...
Devo dizer, que estas, se não fosse terem ficado um nadinha doces de mais (porque pesei mal o açúcar) teriam sido as melhores de sempre!
Nem gosto de me lembrar, que dá logo vontade de comer uma tacinha... e agora já não há! :(

Ingredientes:
12 Ovos
1,5 a 2 l de Leite
12 c.s. Açúcar + 200g
Casca de Limão
Pau de Canela

Método
1. separar as gemas das claras. Reservar as gemas.
2. Num tacho largo, levar ao lume brando, 1l de leite com o pau de canela e a casca de limão, sem deixar ferver.
2. Enquanto o leite aquece, bater as claras, com umas pedrinhas de sal grosso. Quando estiverem quase vai-se juntando as colheres de açucar, batendo sempre, até ficar um merengue bem firme.
Na bimby: com borboleta, cerca de 10 min, vel 3 1/2. A meio junta-se o açúcar pelo bucal.
3. Com o leite já bem quente, mas sem ferver, colocam-se colheradas grandes de merengue. 3 a 4 de cada vez. Assim que acabar de colocar a ultima, espera uns segundos, e vira as farofias pela mesma ordem que as colocou no leite. Espera mais uns segundos, e tira-as com cuidado, para um escorredor de rede, em cima de uma taça, para aproveitar o leite que escorra.
4. Repetir o processo até acabarem as claras, indo transferindo as farofias já cozidas para um pirex de servir, antes de tirar as próximas.
5. Terminada a cozedura, faz-se o leite creme:

Método tradicional:
Passam-se as gemas por um passador de rede, para retirar as peles. Junta-se os 200g de açúcar e mexe-se bem. Junta-se um pouco de leite frio, e deita-se o preparado em fio no tacho do leite, ao qual se acrescentou mais um pouco (cerca de 0,5l) que estará em lume brando, mexendo sempre com vara de arames, deixando engrossar, sem que chegue a ferver... (se ferver, é nesse ponto, que passa a ovos mexidos). Assim que engrossar retira-se de imediato do lume, e deita-se por cima das farofias, com muito cuidado.

Com bimby:
1. Ligar a balança. Deitar no copo o leite da cozedura, e acrescentar até fazer 1,5l.
2. Passar as gemas no passador de rede, juntar com o açúcar.
3. Colocar a bimby a trabalhar, vel 2 1/2, 90℃, 12 min. E deitar pelo bucal as gemas. Deixar cozinhar.
4. Terminado o tempo, deita-se o leite creme sobre as farófias.

Deixa-se arrefecer, colocam-se no frigorifico, e servem-se frias, polvilhadas com canela.

Bom Apetite e Bons "Postiscos"! 

Notas:
1. É importante o tempo de cozedura das claras. Se for demasiado, depois abatem e emborracham. Entre colocar no tacho, virar e tirar, levará cerca de 1 min, cada uma. De ter em conta, que enquanto estão quentes continuam a cozer, assim como quando se junta o leite creme quente.
2. O leite creme fica muito bom na bimby, não engranita nem talha, pois está sempre em movimento, e a temperaura não passa dos 90℃, a partir da qual os ovos talham.

Se gostou, e quer guardar ou imprimir, clique no botão "Print" no final do post.
Obrigada!


2 comentários:

  1. Que bom aspeto :) uma bela sobremesa.
    beijinho!

    http://fifoquices.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Filipa. :) É sim senhor. Sem duvida, da minha preferida de sempre.
      Beijinho.
      Vanda

      Eliminar

Deixe por favor a sua opinião! Obrigada pela visita! Volte sempre.