Waffles {Aveia & Alfarroba}

Conforme prometido, cá estou com a segunda receita da minha mais recente "aquisição": "Pequenos Almoços Diferentes e Saudáveis", que já vos falei neste POST.
Waffles sem glúten, sem lactose e sem açúcar. Não são isentos de hidratos de carbono (isso também já era pedir o impossível) mas são seguramente muitíssimo mais saudáveis e menos calóricos.
Nunca gostei de aveia, ou achava que não gostava. As famosas papas de aveia que já tentei tantas vezes e tantas versões, não vão nem de "molho de tomate". Não consigo. Mas a farinha de aveia, tem-me surpreendido, pois em determinadas receitas substitui perfeitamente a de trigo, sem se notar praticamente diferença. 
Mas e então, quais as diferenças entre estes waffles e os tradicionais?
As farinhas - Aveia e Mandioca Vs Trigo
Em termos de hidratos de carbono, a aveia é quase tão calórica quanto o trigo. A grande diferença está nas fibras que é 5x superior, e no glúten que se pode considerar (quase) isenta. Na verdade, para quem seja realmente intolerante, a aveia que se encontra no supermercado, uma vez que muitas vezes é tratada junto do trigo e outros cereais pode conter glúten, portanto se não disser na embalagem, claramente "isento de glúten" não se pode considerar assim.
O amido de mandica (O polvilho doce), é um espessante, que auxilia as farinhas sem glúten a atingirem uma textura semelhante à de trigo. 
A Alfarroba vs Cacau
A alfarroba em farinha, é um óptimo substituto do cacau. E o que é que ganhamos com a substituição?
A alfarroba tem 7% de gordura e o cacau 23%.
Para 1 colher de sopa, cerca de 10g:
Calorias:  90 do cacau X 40 da alfarroba
Hidratos de carbono: 2,8 g do cacau X 8,9 g da alfarroba
Proteínas: 3 g do cacau X 0 g da alfarroba
Gorduras: 1 g do cacau  X 0 g da alfarroba
Fibras: 0 g do chocolate X 1 g da alfarroba
A banana
A banana tem como função, reduzir a quantidade de farinha, trazendo mais fibra e magnésio, e dá um toque doce natural, evitando juntar açúcar.
O Leite de Amêndoa
Na verdade não se poderá considerar leite. É uma bebida vegetal, mas que substitui muito bem o leite, com a vantagem de não conter lactose.

Posto isto, vamos à receita?


| Waffles de Aveia & Alfarroba |
Ingredientes (Para 6 Waffles)
| 2 Ovos
| 1 Banana madura
| 3 c.s. rasas de Farinha de aveia
| 2 c.s. rasas de Polvilho doce
| 3 ou 4 c.s. leite de amêndoa (ou outro leite vegetal)
| 2 c.s. Manteiga derretida
| 1 c.chá rasa de fermento em pó químico
| 1 c.s. Farinha de Alfarroba (opcional, apenas se quiser "fingir" o chocolate)


Método tradicional
1. Desfazer muito bem a banana. Juntar os ovos e bater com uma vara de arames.
2. Ir juntando os restantes ingredientes, deixando para o o final o fermento. A massa deve ficar macia mas grossa. Poderá ser necessário juntar mais um pouco de leite)
3. Ligar a maquina de waffles, e assim que estiver bem quente, deitar um pouco de massa ao centro. fechar a máquina, e aguardar 1 ou 2 minutos. Verificar se está cozido, e tirar. (O tempo de cozedura, dependerá da máquina)
4. Repetir até terminar a massa.

Com liquidíficador ou robot de cozinha (Bimby)
1. Bater a banana com os ovos, até estar um creme uniforme (Bimby - 20 seg, vel 5)
2. Juntar os restantes ingredientes, deixando o fermento para o final, e bater até estar um massa lisa, macia, mas grossa (poderá ser necessário juntar mais um pouco de leite) (Bimby - 30seg, vel 4/5
3. Ligar a maquina de waffles, e assim que estiver bem quente, deitar um pouco de massa ao centro. fechar a máquina, e aguardar 1 ou 2 minutos. Verificar se está cozido, e tirar.  (O tempo de cozedura, dependerá da máquina)
4. Repetir até terminar a massa.

Neste caso, fiz uns waffles simples, sem a alfarroba, e a meio juntei a farinha de alfarroba, para fazer os restantes.

Para servir, juntei um fiozinho de mel, meia nectarina, miolo de noz, canela, e uma fatia pequena de presunto magra e outra de queijo flamengo magro.
Acompanhei com uma chávena de leite de amêndoa com café expresso, sem açúcar.

Nota:
As informações e dados referidos, foram resultados de pesquisa na Internet. Não tenho qualquer tipo de formação em nutrição.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe por favor a sua opinião! Obrigada pela visita! Volte sempre.